A Câmara Municipal da Trofa em parceria com a UMinho – Universidade do Minho inauguram a 12 de julho, pelas 17h30, a Casa do Conhecimento da Trofa, na Antiga Estação da Trofa, sita na Alameda da Estação.
Aliando a memória industrial do território aos desafios industriais e empresariais do futuro, a Câmara Municipal da Trofa tem assumido, ao longo dos anos, um papel preponderante na captação de investimento.
Para além da criação e angariação de mais empresas para o Concelho, a Autarquia Trofense tem desenvolvido um trabalho de proximidade com a Rede de Casas de Conhecimento da Universidade do Minho, mantendo o vínculo institucional.
Para a implementação a 100% da Casa do Conhecimento da Trofa, a Câmara Municipal definiu reestruturar o piso superior da Antiga Estação ferroviária da Trofa para acolher permanentemente a CdC.
As Casas do Conhecimento constituem-se, assim, como um equipamento de natureza pública que envolve um espaço físico e virtual, com recursos humanos capazes de dinamizar a população em torno da partilha de conhecimento.
Caracteriza-se por um espaço de inclusão, participação e aprendizagem, interativo e flexível, de convergência de pessoas e de tecnologias com o saber e o conhecimento no lugar central, que atraia e onde se cruzam diferentes públicos da sociedade, contribuindo para a qualificação do capital humano da região.
Em 2010, procedeu-se à criação da “Rede de Casas do Conhecimento” (RCdC), atualmente, a rede é composta pelos municípios de Braga, Vila Verde, Boticas, Montalegre, Ponta da Barca, Paredes de Coura, Fafe, Vieira do Minho, Valongo e Trofa.
Apostando na temática relacionada com o Património Industrial, a CdC terá até ao final do ano, um ciclo de conversas com empresários trofenses sobre a indústria do concelho da Trofa – passado, presente e futuro.
Luís Portela, fundador da BIAL, será o orador convidado da cerimónia de inauguração da Casa do Conhecimento da Trofa que contará também com a presença do Reitor da Universidade do Minho, Professor Doutor Rui Vieira de Castro.